Série Contorno: Produtos

Hoje vamos falar sobre os produtos mais utilizados para se fazer o contorno. Minha intenção hoje, não é falar de uma marca ou produto específico, vou mostrar sim alguns produtos conhecidos, mas não vou resenhar sobre cada um. Hoje quero mostrar para vocês os tipos mais usados de produtos para fazer contorno, suas vantagens e desvantagens.

Eu, particularmente, prefiro os produtos em pó para fazer o contorno, e os produtos cremosos para iluminar. Eu acho mais fácil esfumar os produtos em pó, diminuindo a chance do contorno ficar marcado ou manchado.

Em relação ao tom, todo mundo fala muito em 2 tons acima para escurecer e 2 tons abaixo para clarear, e está correto, mas precisamos prestar muita atenção em um detalhe: este produto precisa corresponder ao subtom da sua pele! Não adianta comprar um corretivo mais claro que a sua pele, mas que possui um subtom diferente. Vai ficar estranho e pode acinzentar a região, ao invés de iluminar! Meu subtom de pele, por exemplo, é amarelo (sou NC na M.A.C), portanto corretivos puxados para o rosa (NW da M.A.C.) podem acinzentar na minha pele.

maybelline_corretivoesponjinha
Em uma viagem, comprei esse corretivo super famoso de esponjinha da Maybelline, mas na correria peguei um clarinho na prateleira e não reparei que ele era mais rosado. Resultado: ele acinzenta quando eu passo

BASE LÍQUIDA:

bases_post

No começo dessa febre de contorno, não tínhamos muitos produtos específicos para contorno e os produtos que possuíam a maior variedade de cores eram as bases.

Vantagens:  Facilidade de achar a sua cor ideal para fazer o contorno

Desvantagem: A base é um produto feito para cobrir o rosto, seja ela de baixa ou alta cobertura, a base cria uma camada que adere na pele. Quem usa a base para fazer o contorno pode encontrar uma dificuldade a mais na hora de esfumar o produto. As chances de a base manchar o seu rosto são maiores.

dicasdamillu

Se for usar a base para fazer contorno, comece com pouco produto e vá sempre esfumando bem. Eu usaria um pincel duo fiber  para isso.

CORRETIVOS:

corretivos

Também é um produto que possui uma variedade maior de cores. Eu prefiro usar corretivos para iluminar. Uma coisa importante, e sempre que eu puder vou relembrar por aqui, é que a única função de um corretivo mais claro que o seu tom de pele, é iluminar! Olheiras são corrigidas com neutralização de cor (corretivos coloridos) e corretivos do exato tom da sua pele ok? Se você tem olheiras muito escuras ou “saltadas” cuidado na hora de iluminar a região abaixo dos olhos, pois isso pode piorar, e muito, a situação.

Vantagem: A textura  e a alta cobertura dos corretivos são ótimos para iluminar, principalmente a ponte do nariz.

Desvantagem: Por o corretivo ser mais “denso”, você pode ter dificuldade de esfumar o produto. Muito cuidado também com corretivos que secam muito rápido, pois se secar, não tem jeito de esfumar.

dicasdamillu

Reparam que estou falando muito em esfumar as regiões escuras. Isso é importante para que você não fique com regiões muito marcadas na pele. Esfumar “difunde” melhor a região escura com o tom da sua pele. Para as regiões de iluminação, a dica é “aderir” o produto na pele. Eu amo fazer isso com as esponjinhas (beauty blender) úmidas! Criam o melhor efeito!

PÓ COMPACTO E SOLTO – MATTE:

pos

Sou suspeita para falar porque eu amo fazer o contorno escuro com pó compacto!

Para iluminar com pó solto, a técnica é a aquela famosa, muito usada pelas drag queens, que se chama BAKING. A técnica consiste em depositar uma grande quantidade de produto nas regiões que você deseja iluminar, e deixar o pó “cozinhar” um pouquinho na pele, ou seja, deixar com que o calor natural da pele faça o pó aderir mais.

Vantagens: Ótimo para esfumar!

Desvantagens: Menor variedade de cores.

dicasdamillu

Cuidado para não confundir pó compacto com bronzer! O bronzer possui partículas de brilho e são utilizados para criar uma impressão de pele bronzeada, e não devem ser utilizados para fazer o contorno, já que as partículas de brilho refletem luz, criando o efeito oposto de “sombra” “profundidade” que buscamos no contorno.

STICKS DE CONTORNO:

sticks

Os sticks ou bastões para contorno, são produtos relativamente novos no mercado, e surgiram para facilitar a vida da mulherada que não vive sem contorno. A rainha do contorno, Kim Kardashian, lançou no mês passado a sua própria linha de bastões de contorno.

Vantagens: O formato bastão ou “caneta” facilita a aplicação do produto. Como são produtos específicos para contorno deslizam muito fácil e são fáceis de esfumar

Desvantagens: Ainda não possuem uma grande variedade de cor e são produtos mais caros, principalmente aqui no Brasil.

PALETAS DE CONTORNO:

paletas

Elas seguem a mesma linha dos sticks, produtos específicos para contorno. Eu já experimentei várias paletas de contorno e elas variam muito de marca para marca, tem umas que eu amo, outras que odeio pois os produtos são pouco cremosos e/ou secam muito rápido.

Vantagens: Possuem em uma mesma paleta, produtos para iluminar e contornar.

Desvantagens: Geralmente existem 3 tipos de paleta, para peles claras, médias e escuras, e as vezes nenhum desses tons correspondem ao seu tom de pele.

Estes são os principais produtos usados para fazer contorno, e quem tiver dúvidas ou quiser saber um pouquinho mais sobre um produto específico, deixa um comentário aqui ou me manda uma mensagem!

Nossa série sobre contorno está acabando! E para encerrar, vou falar sobre o não-contorno no próximo post! Ficou curioso? Então segue o blog no facebook ou assine as notificações para ficar por dentro de tudo que rola aqui no MakeUp Terapia!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s