Série Contorno: Introdução

Uma das coisas que as pessoas mais me pedem para falar é sobre contorno. Sempre recebo mensagens de pessoas que me falam que não conseguem fazer o bendito do contorno, ou que o rosto fica manchado, ou que não faz efeito.

Confesso que pensei muito, sobre como abordar este assunto tão polemico no mundo da maquiagem, principalmente entre os maquiadores. Então, decidi que sim, vou falar sobre o contorno, mas como é um assunto que dá pano para manga, vou criar uma série de posts sobre ele aqui no blog.

Hoje vou mais fazer uma reflexão e explicar um pouco o porquê deste assunto merecer uma atenção e um carinho especial na hora de ser abordado.

O contorno sempre existiu na maquiagem, para disfarçar e dar volume para algumas regiões do rosto. Nosso rosto possui volume, certo? Quando uniformizamos ele com a base, perdemos um pouco deste volume, e o contorno vem para ajudar a ganhar novamente este volume! Assim como em um circulo desenhado no papel, que pode ganhar volume com um simples jogo de luz e sombra. Muitas pessoas já faziam o contorno intuitivamente, sem nem saber.

luzesombra
Como um desenho pode ganhar volume, apenas com o jogo de luz e sombra.                 Crédito: Blog Desenhe Tudo

O contorno viralizou e virou uma febre na internet, depois que a Kim Kasdashian postou uma foto de seu rosto, com o contorno ainda não esfumado. As pessoas começaram a querer saber mais sobre aquilo, afinal, se ela fazia, todo mundo tinha que fazer também. Começaram a pipocar tutoriais e receitas malucas, vi até gente utilizando utensílios domésticos para fazer o contorno.

maquiagem-contorno-kim-kardashian
A famosa foto postada por Kim Kardashian, que fez todo mundo querer saber mais sobre esta técnica de contorno

Agora cabe aqui uma reflexão. Quem já viu uma foto da Kim Kardashian sem maquiagem? Vocês acham de verdade que o contorno super afina o rosto dela ou só valoriza os traços que já são dela? Eu sigo um dos maquiadores dela no instagram (@makeupbymario), o cara é sensacional, e o que ele faz, é apenas valorizar o rosto dela. Não ache que fazendo exatamente o que ele faz, você vai ficar com o rosto igual ao dela, porque não vai! Cada rosto tem um formato diferente, e isso é o ponto principal e inicial na hora de se fazer um contorno.

marioekim
O maquiador americano de celebridades, Mario. Foto do Instagram dele, tirada no dia do lançamento da marca de maquiagens da Kim Kardashian, que tem como carro chefe sticks de contorno.

Outra coisa que muitas pessoas esquecem, as famosas e blogueiras super adeptas ao contorno, geralmente estão sob várias luzes e flashes, e isso influencia demais na maquiagem! Elas geralmente usam quilos de maquiagem, produtos cremosos sobre produtos cremosos selados com várias camadas de pó, para que este contorno tenha efeito na câmera e no vídeo. Na vida real, essa dosagem é diferente, se você busca um efeito natural, claro.

Minha reflexão aqui hoje é essa, vamos pensar nas vezes que você já tentou se aventurar na técnica do contorno, a “receita” que você seguiu, fazia sentido para o seu formato de rosto? As formas que você queria esconder ficaram escondidas? E as que você queria valorizar? A pessoa que te mostrou como fazer este contorno, tinha um rosto parecido com o seu? Tinha um nariz fino? Um rosto anguloso?

Hoje foi só mesmo uma introdução ao assunto!Ainda tem muito post pela frente! Fiquem ligados aqui no blog (se inscrevam no quadradinho aqui do lado para receber uma notificação cada vez que um post subir) e me mandem perguntas e opiniões sobre o assunto 🙂 .

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s